O FRESTA - LAB é o laboratório de realização em cinema analógico do Fresta, criado com o intuito de incentivar novas produções em película e formar realizadores nas práticas técnicas e criativas desse formato.
Ao longo de uma série de encontros, oficinas e mentorias, os participantes vivenciarão todas as etapas do processo cinematográfico da concepção à distribuição resultando na criação coletiva de um curta-metragem filmado em película.
O laboratório contará com aulas práticas de filmagem em película ministradas por Ander Beça, além de encontros voltados ao desenvolvimento de roteiro, produção, montagem e distribuição.
Serão selecionados 6 participantes, que trabalharão em conjunto na realização do filme. Durante o processo seletivo, cada candidato poderá apresentar uma proposta de argumento ou roteiro de até 10 minutos de duração. Mas não exigimos que os participantes tenham um argumento ou roteiro prontos para se inscrever. Solicitaremos esse material apenas como possibilidade para quem quiser propor caminhos estéticos e narrativos para o filme coletivo, mas não é obrigatório.
_edited.png)

Indicações Estéticas para o Filme Coletivo
O filme resultante do laboratório seguirá algumas diretrizes estéticas para potencializar a linguagem do cinema analógico. Esperamos trabalhar com a forma de "filme-ensaio", um formato que privilegia a reflexão, a subjetividade e a liberdade criativa sobre uma estrutura narrativa tradicional. Além disso, a obra será concebida sem a utilização de som direto, abrindo mão de diálogos para explorar a força da imagem, a trilha sonora e a narração em off como elementos narrativos centrais. Esse desafio criativo nos convida a contar histórias através do poder puro do visual e do som desvinculado da cena.
O FRESTA - LAB será realizado entre dezembro de 2024 e março de 2025, integrando a programação formativa do festival e reafirmando o compromisso do FRESTA com a preservação, o ensino e a experimentação do cinema em película.
Durante o Laboratório teremos uma oficina prática com Ander Beça, mergulharemos no universo do cinema em película. A partir de exercícios coletivos, os participantes irão aprender sobre diferentes formatos analógicos, com ênfase no Super 8, explorando suas especificidades técnicas e possibilidades criativas.
Ao longo do percurso, a turma terá contato direto com: Noções técnicas de filmagem e uso de câmeras analógicas
Manuseio correto da película, Princípios básicos do processo de revelação.
Mais do que um exercício técnico, a oficina é um convite para experimentar o cinema em sua dimensão material, artesanal e sensível, vivenciando a potência única da imagem em película.
Sobre Ander Beça:
Cineasta e psicanalista, Ander possui ampla experiência com cinema analógico desde 2011, quando teve seu primeiro contato com a técnica através da dupla Distruktur, aprendendo a filmar e revelar em 16mm (PB e cor). Entre 2012 e 2013, integrou o LaborBerlin, coletivo de artistas que revelam película de modo artesanal em Berlim, Alemanha. Em 2015, montou um laboratório caseiro em Recife, onde revelou seu primeiro curta-metragem, "O Olho e O Espírito", em 16mm preto e branco reversível. Também atua com revelação experimental de fotografia 35mm usando o processo Caffenol.
Calendário
Inscrições: até 6 de dezembro
Divulgação dos selecionados: 10 de dezembro
Aulas práticas de gravação em película: 15 a 18 de dezembro
Encontro de Desenvolvimento: 12 de janeiro
Encontro de Desenvolvimento2: 19 de janeiro
Encontro de Produção : 26 de Janeiro
Encontro de Acompanhamento 2: 23 de fevereiro
Encontro de Montagem: 15 de Março
Encontro de Distribuição: 30 de Março
